top of page

ABOUT

 

 Sobre Baleias - A Viagem (About Whale - The Journey)

 

Sinopse

 

Baleia Franca cetáceo de natureza dócil vem uma vez por ano, no inverno, a região de Garopaba. Praias com enseadas que favorecem um berçário natural. Inocentes e muito sensíveis nadam milhares de kilómetros para ter seus filhotes neste local paradisíaco formado por praias, lagoas e dunas. O avistamento por terra é inevitável. É um espetáculo carregado de muita emoção. Ver uma baleia já é um privilégio, dando sua cria, não ha uma palavra que possa definir esta cena. Talvez AMOR. 

E é dentro deste contexto que se realiza nosso documentário sobre a Baleia Franca. Com o pioneirismo da proibição do avistamento por barco, onde é oferecido um grande risco a Baleia e sua cria, recém nascida. Elas vem da Antartica até aqui e voltam. Todo o percurso é cercado de perigos e armadilhas como redes, risco de atropelamento por barcos e navios, ruídos intensos que as tiram do rumo como helicópteros e jet-skys. 

O filme inicia com uma sequencia mostrando o nascimento de uma criança num bairro como a ressacada, realizado pelas parteiras locais, um grupo de mulheres que realiza o parto para mães em suas casas. Este ato pitoresco, para nossos dias, que a tanto tempo foi substituído pelas maternidades e hospitais, aqui ainda mantém a tradição. Um clima é formado para que no momento do nascimento "fundimos" para uma cena de uma baleia nascendo”em nosso berçario. Uma trilha emocional e ao mesmo tempo de vitória desenha o cenário. Daí pra frente são depoimentos, testemunhos e relatos que escrevem o roteiro com muita realidade, muita verdade para que possamos proteger, preservar e talvez até mimar estes maravilhosos seres, ainda existentes em nosso planeta tão flagelado. Um animal em extinção em meio a um berçário natural, “seguro". São pescadores artesanais, donos de engenhos, lideres de comunidades, autoridades, geólogos, seres residentes no local e outros que vão dar seu testemunho absolutamente espontâneos para escrever esta história. 

Numa linguagem simples, com uma trilha emocional pretendemos mostrar a importância da preservação de espécies como a Baleia Franca, Golfinhos….e a convivência com o ser humano que tem que ter muito respeito. A Baleia Franca nos presenteia com sua visita e devemos retribuir com todo amor e carinho. As filmagens além da cena mostram em sua montagem os bastidores da produção provocando com isto a maior credibilidade possível. Nada é maquiado, nada é preparado tudo é absolutamente natural e espontâneo. 

O documentário é realizado em meio a uma crise política no pais, nunca vista. As circunstancias em que o turismo embarcado foi proibido não sabemos dos bastidores, a intenção de voltar é grande então nosso desafio é que outros berçários possam seguir esta iniciativa e fortalecer nossa posição que é a de proteção. Agora eu não tenho dúvida nenhuma que nosso grande trunfo é nossa equipe que abriga todo conhecimento e sensibilidade para realização desta empreitada. Me sinto um privilegiado de fazer parte deste grupo. Tenho em nossos planos, durante a realização do documentário, realizar algumas oficinas. Por exemplo: Linguagem que estamos utilizando no trabalho e por que, trabalho em equipe e o quanto a sintonia trabalha em nosso favor, crianças do Monitoramento, Produção. Que em alguns casos poderão atuar como estagiários e realmente participar. Compartilhar conhecimento e construir um “produto final”que realmente provoque uma mudança de atitude uma consciência do que é melhor para este planeta faz parte deste filme. Grato

 

Walter Caira

bottom of page